A seleção brasileira de basquete estará no próximo mundial da categoria que será disputado na Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro. O anúncio foi feito hoje, na Espanha, pela direção da FIBA, a Federação Internacional de Basquete.
Como não conseguimos a classificação na quadra, dependíamos de um "convite". Convite está entre aspas porque não é bem um convite. Tivemos que pagar para jogar o mundial. A quantia não foi revelada, mas especula-se que seja algo perto dos 3 milhões de reais.
Além do Brasil, Turquia, Finlândia e Grécia também toparam as mesmas condições e disputarão o torneio mais importante do basquete.
Pois bem, e o que eu acho disso?
Acho que disputar o mundial como convidado será bom para o basquete brasileiro. Acho que o momento não é de críticas, mas de união.
Ok, concordo que precisamos melhorar diversos aspectos da modalidade: aperfeiçoar a liga nacional, incentivar as categorias de base etc.
Mas não sejamos ingênuos. Deixar de disputar a "Copa do Mundo do Basquete" seria o pior dos cenários.
Agora, o técnico Rubén Magnano deve colocar a casa em ordem. Apagar o fiasco do Sulamericano e as cicatrizes que ele provocou. Não é hora de egos inflados. TODOS devem baixar a bola.
Se eu pudesse dar um conselho ao Magnano, diria: pegue um avião amanhã para os EUA e vá conversar com nossos jogadores da NBA. Diga que precisa muito deles. Diga que o Brasil espera vê-los com a amarelinha na Espanha. Nenê, Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão.
Também não se esqueça do Marcelinho Huertas lá na Espanha e, principalmente, de ver todos os jogos do NBB. Há muitos caras aqui que matariam por uma chance na seleção.
Eu acredito que podemos fazer um bom Mundial. Ganhar é impossível, mas a atitude guerreira e o comprometimento com o país é que farão a diferença. Nossos atletas, se bem orientados e se derem o sangue, podem reacender no brasileiro a vontade de ver um jogo de basquete. Só assim essa modalidade que amamos terá futuro aqui.
Concorda? Discorda? Deixe seu comentário.
Salve o Basquetebol!
Veja os 24 países que disputarão o Mundial:
- Angola
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Croácia
- República Dominicana
- Egito
- Finlândia
- França
- Grécia
- Irã
- Coréia do Sul
- Lituânia
- México
- Nova Zelândia
- Filipinas
- Porto Rico
- Senegal
- Sérvia
- Eslovênia
- Espanha
- Turquia
- Ucrânia
- Estados Unidos
O post Brasil estará no Mundial de Basquete. E agora? apareceu primeiro em Blog De Bandeja.